SAÚDE

O inverno chegou e a pele pede cuidados especiais

O inverno teve início oficialmente neste final de semana (20/6) e, com a chegada de dias frios, a nossa pele precisa de atenção redobrada. Por conta disso, minha dermatologista (Dra. Mylene Pasin) traz nesta publicação algumas dicas e alertas para que possamos cuidar direitinho da nossa pele!


Durante o inverno, é muito comum a queixa de ressecamento da pele, causado pela diminuição da transpiração corporal e a comum baixa umidade do ar desse período, e que é agravado por banhos quentes. O paciente pode, inclusive, apresentar prurido (coceira),  descamação e vermelhidão.

Deve-se evitar altas temperaturas na água do banho, evitar também o uso de buchas, e dar preferência para sabonetes com hidratantes e líquidos (que ressecam menos a pele). Logo após o banho é maior a absorção dos hidratantes, portanto é a melhor hora de usar um bom creme, que pode conter óleos e/ou outras substâncias que absorvam água e hidratem a pele de maneira mais profunda e duradoura.

As dermatites atópicas (alergias principalmente em crianças) também podem piorar, por isso precisamos manter a hidratação adequada, além de observar lesões de alerta para eczemas e infecções de pele, que precisam de avaliação profissional.

As dermatites seborreicas na face e couro cabeludo (conhecidas como caspa) também costumam piorar com o frio. Na face, muitas vezes, além da água quente temos também a agressão do frio, baixas temperaturas e vento, que causam vermelhidão, ressecamento, fissuras e descamação.

“Geralmente prescrevemos sabonetes ou loções de limpeza mais suaves, trocamos os produtos de skincare para algo mais leve e menos agressivo para poder manter uma rotina, mas com todo o cuidado desse período. Nesse período devemos manter o uso do filtro solar e nos lembrar de manter a hidratação oral, já que geralmente temos a tendência de ingerir menos água”, afirma Dra. Mylene.


Com todas essas dicas, não tem desculpa para não cuidar da pele neste inverno!

Créditos da imagem destacada: Pixabay.

Talvez você possa se interessar por algum dos posts abaixo: