SAÚDE

Nebacetin®, incentivando brincadeiras!

Para comemorar a ‘Semana Mundial do Brincar’ deste ano, a Nebacetin® (pomada antibiótica do laboratório farmacêutico Takeda) e o Instituto Brincante reuniram especialistas para defender a importância do brincar no desenvolvimento integral das crianças, em um evento que rolou no dia 28 de Maio, na Casa Tupiniquim, aqui em São Paulo.
A recepção estava uma fofura só!

Claro que, não pude ficar de fora: eu, chegando no evento, acompanhada de muitos amigos ♥ coraçõezinhos! :)
Claro que, não pude ficar de fora: eu, chegando no evento, acompanhada de muitos amigos ♥ coraçõezinhos! :)

Aproveitei para desvirtualizar várias mamães blogueiras, e também, colocar o papo em dia com muitas outras!

Tirando o atraso de muita conversa!!!

Quem comandou o batepapo foi a (querida) apresentadora Sarah Oliveira!

Várias figuras importantes participaram da conversa: dra. Anelisa Baungartner Lamberti (médica e consultora de Nebacetin, da Takeda Farmacêutica), dr. Anthony Wong (pediatra, professor do Instituto da Criança e diretor médico do CEATOX) e Rosane Almeida (fundadora do Instituto Brincante)!

Enquanto a dra. Anelisa fazia vários alertas referentes aos cuidados durante as brincadeiras, o dr. Wong esclarecia diversos benefícios do brincar para a saúde e o desenvolvimento das crianças. Já Rosane abordava a importância do resgate da criança que existe dentro de todos nós!

O intuito do evento era também o de lançar a nova campanha nacional, chamada “Tem Nebacetin® na sua farmacinha?”, cuja realização faz parte do comprometimento da marca Nebacetin® em estimular o brincar, que por meio do conceito ‘Sentir na Pele Faz Crescer’, tem realizado uma série de ações para incentivar novas descobertas e aprendizados, estímulos essenciais no processo de desenvolvimento da criança.

Nebacetin® é uma opção segura e eficaz para o tratamento de ferimentos na pele, para toda a família. Composta pelas substâncias bacitracina zíncica e sulfato de neomicina, que possuem ação antibiótica, é indicada para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias após ferimentos, cortes e pequenas queimaduras.
NEBACETIN® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Registro MS – 1.0639.0252.

A marca também ganhou um novo site, que passou a ser uma plataforma motivadora para incentivar o aprendizado e a realização de novas experiências. Ele traz dicas de como é possível aprender e realizar novas atividades em diferentes idades como “Aprender a fazer aquele bolinho de chuva da vovó”, “Descascar um abacaxi. Literalmente” e “Cuidar do sorriso de um cãozinho”. Tudo pode ser aprendido e experimentado com a ajuda dos tutoriais divertidos inspirados no livro ‘Veja como se faz’ (da escritora Lauren Smith, publicado pela Editora Sextante no Brasil). A editora autorizou a marca a utilizar os tutoriais do livro como base para o site. Detalhe que, o livro foi um dos presentes que ganhamos, no final do evento!

Agora, quero compartilhar com vocês algumas das coisas que ouvi no evento, e que são de grande importância:
Toda criança precisa brincar, principalmente se sujar – a vitamina S faz bem (rsrsrs)! É preciso também cair, para aprender a se levantar! A vida é assim… O risco estará sempre envolvido às brincadeiras, e os acidentes fazem parte do desenvolvimento. Não temos como prevenir! Como pais devemos minimizar o risco! Caiu e machucou??? Cuide bem dos ferimentos, limpando-os adequadamente, e tomando muuuito cuidado com ‘receitas caseiras’ (manteiga e pasta de dentes em queimaduras não são bem-vindas)!!! Temos de prestar atenção também nas diferenças do estado físico da criança. Manter o controle faz toda a diferença. Só neste ano, 5 casos de morte pelo desespero da mãe foram presenciados pelo dr. Wong! A criança ingeriu algo? Nada de oferecer líquidos à ela porque, pode piorar a situação. O que deve ser feito é esperar que o organismo absorva o que foi ingerido! É obrigação de toda mãe saber acudir! Pare, se acalme, pense e busque ajuda de centros 24h, como CEATOX (Centro de Assistência Toxicológica – Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), cujo coordenador é o próprio dr. Anthony Wong! Tomem nota do telefone para urgências: 0800-148-110 ;)
As crianças precisam também de estímulos como, brincar com o lúdico! O ato de improvisar organiza um estado emocional, que é o grande desafio do ser humano, e que tem um estado emocional que demonstra mais por sensação do que por conceito!
É importante a gente ‘fazer’ a brincadeira porque, tudo com o que a gente se envolve, a gente coloca em prática! Até porque, a gente dá valor ao que a gente faz! Brincar com as mãos é sinônimo de ter criatividade.
Devemos, inclusive, dosar muito bem a exposição tecnológica a qual expomos nossos pequenos. Precisamos ter disciplina para horários, e sempre supervisioná-los, sem bloqueá-los!
E por último, mas não menos importante, faz bem saber que dormir também é brincar! Isso mesmo, sonhar é brincar! Quando dormem, as crianças guardam lembranças do que aprenderam! Lembrando que, interromper o sono gera pesadelo. E muita irritação (pelo menos, por aqui, Diguinho fica muito pê da vida quando interrompo seu sono)!

Palavras não descreveriam o quão útil foi esse encontro! Adorei do início ao fim! Um batepapo super descontraído, e repleto de informações importantíssimas! Compartilhem também! E, precisando de qualquer tipo de informação, não hesitem em deixar aqui nos comentários ;)

Talvez você possa se interessar por algum dos posts abaixo: