Trabalho

Home office em tempos de Pandemia

Vivo em home office desde que meu #Diguinhoaos9 nasceu. E, claro que isso se intensificou com a pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19)… Tanto que estou usando e abusando do presente que ganhei do marido pelos nossos 10 anos de casados (um notebook)!

Fato é que, mesmo em home office não podemos nos descuidar e devemos continuar nos prevenindo do Coronavírus com atitudes mais do que básicas:

Lavem as mãos, mas a lavagem precisa ser bem feita (com água e sabão) e por pelo menos 20 segundos (muitas vezes ao dia), especialmente ao usar o banheiro, ao tossir e espirrar e antes de comer. Caso estejam em local onde não consigam lavar as mãos, utilizem álcool em gel.

Distância social, sim! É preciso! Aquelas reuniões podem esperar para depois.

Se possível, fiquem em casa, a não ser que vocês tenham muita necessidade. Especialmente se não estiverem se sentindo bem.

Evitem apertos de mão. Como alternativa, acenem, se curvem, ou coloquem a mão sobre o coração. Quanto aos toques de cotovelo… Não parecem mas podem ser prejudiciais, já que para isso vocês precisam ficar a menos de um metro e meio da outra pessoa. Ou seja, não é boa ideia…

Busquem informações confiáveis, sempre! Notícia verdadeira já gera caos… Notícia falsa, então… E não caiam em qualquer oportunidade atraente, pois o que não faltam por aí são pessoas querendo se aproveitar do desespero alheio.

E para que o home office seja produtivo, não deixemos de: trocar de roupa! Muitas pessoas acabam trabalhando de pijama, e a troca da roupa é importante para que vocês entendam que acabou o momento sonolento.

Determinar horários para trabalhar, sem nos esquecermos dos intervalos. O ambiente de casa pode ser bem desafiador por estar associado ao descanso e lazer. Então, é importante determinar o horário que irá iniciar o trabalho, fazer as refeições e finalizar o expediente.

Organizar um lugar para trabalhar. Se vocês não tiverem um escritório em casa, organizem um lugar que tenha “cara de trabalho”. Isso ajudará os profissionais que são um pouco mais distraídos a não perderem o foco.

Planejar o nosso dia, e colocar horário para cada tarefa, incluindo tarefas de casa. Quanto mais nós planejarmos as nossas vidas, mais assertiva a nossa produtividade será! 

Utilizar a regra 90/20: a cada 90 minutos de trabalho, façam uma pausa de 20 minutos e se deem essa recompensa! Não parem o que estiverem fazendo para responderem e-mails pessoais ou mensagens.

Sejam monotarefas e não multitarefas! Pessoas que acreditam que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo dividem o seu foco e não conseguem otimizar o seu tempo. As pessoas que querem fazer duas, três, quatro coisas ao mesmo tempo só terão resultados rasos de cada uma dessas atividades e não serão de fato produtivas. Tenham um foco em uma única tarefa por vez.

Não permitam interrupções no dia a dia desativando todas as notificações do celular e não permitam serem interrompidos. A cada notificação que vocês recebem, vocês perdem o foco diminuindo a produtividade.

Importante! Se outras pessoas da família também estão em casa, é importante fazerem acordos de horários para não serem interrompidos. Caso vocês tenham filhos menores, estipulem horários nos quais vocês participarão das brincadeiras e horário que vocês precisarão se concentrar para trabalhar. 

Além dessas orientações, é importante que vocês estejam atentos aos sinais do corpo. Entendam quando vocês são produtivos e quando precisam dar uma pausa. Trabalhar em casa pode ser um desafio por vocês não entenderem o momento que devem iniciar e quando devem parar de trabalhar.

Créditos: Marcele Policarpo | Mayo Clinic.

Depois de todas essas dicas não tem como não ter um home office eficiente, né?!

Créditos da imagem destacada: Pixabay.

Talvez você possa se interessar por algum dos posts abaixo: