Sociedade

Outubro rosa, mulher consciente

quem conhece e participa do grupo do Rexona, já está sabendo da iniciativa de algumas blogueiras! quem não conhece, passará a descobrir agora!
a sam e a kaká tomaram a iniciativa de apoiar uma ação para divulgar a conscientização feminina sobre o câncer de mama e, convidaram todos da blogosfera a participar da blogagem coletiva hoje! eu topei e, cá estou, ajudando na idéia e, passando para frente o fato de que o câncer de mama detectado precocemente tem maior chance de cura!

A mulher precisa se conscientizar de que a mama é sua, não é do marido, nem do filho.

Parece óbvio mas, não é. Convencer as mulheres a se tocar, a fazer o auto-exame, foi um longo trabalho de quem trabalha com saúde feminina. Ainda tem muita mulher que vê os próprios seios como atrativo para o homem, inveja para as mulheres ou simplesmente o alimento do filho. Fora destes contextos, é de ninguém. Quando a mastologista falou: a mulher tem que se apoderar de sua mama, fiquei encantada. A frase é perfeita.

O auto-exame é importante, mas é preciso fazer mamografia a partir dos 40 anos – 30 se tiver casos da doença em parentes muito próximos.

Uma pesquisa do Datafolha levantou o conhecimento das brasileiras sobre o câncer de mama e revelou que mesmo sabendo que o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura, somente 31% das entrevistadas citaram a mamografia como principal forma de diagnóstico.
A cada ano 8 milhões de pessoas em todo planeta recebem diagnóstico de câncer de mama e que uma em cada três mulheres tem, tiveram ou terão algum tipo de câncer em sua vida e, destas, uma em cada dez desenvolverá câncer de mama. Suas informações e a divulgação das novidades sobre o tema podem significar o diagnóstico e o tratamento precoce de uma – ou mais – destas mulheres. Em nosso país 10 mil mulheres morrem em decorrência do câncer de mama por ano. O INCa (Instituto Nacional do Câncer) estima que são 49 mil casos por ano, o que seria equivalente a 134 novos casos por dia e 5 novos casos por hora.

se você não está participando, não é tarde para dar o primeiro passo! faça parte dessa blogagem coletiva também (independente se for hoje, amanhã ou depois…).

Talvez você possa se interessar por algum dos posts abaixo: