GASTRONOMIA

Chocolate… Eu quero chocolate!

em casa, todos me amolam pelo fato de eu ser uma chocólatra incontrolável. também… para quem faz coleção de copinhos de nutella não é para menos, néahm?! ¬¬
lembrando que tenho tendência a diabetes pois, meu avô paterno morreu por diabetes mas, gente, não consigo… é maior do que eu! só que, o motivo desse post não é falar da minha tara por chocolate, não!
encontrei no terra uma matéria legal a respeito de chocolate e, resolvi postar aqui:

Foi comprovado, cientificamente, que o chocolate protege o coração. O mérito é dos flavonóides, substâncias presentes em maior quantidade no chocolate amargo e que exercem uma ação antiinflamatória, evitando a formação de placas de gordura nos vasos sangüíneos.
Essa é uma ótima desculpa para quem adora comer escondido um bombom todo dia. Mas há outra boa razão para não abrir mão da guloseima: a capacidade que essa delícia tem de salvar uma relação.
Comer chocolate ajuda a deixar as pessoas mais carinhosas e abertas ao amor. Alguns pesquisadores acreditam que o hábito chega até mesmo a influenciar a libido da mulher.
Vale lembrar, porém, que chocólatras não existem, porque essa delícia não vicia. Nosso nível de serotonina aumenta logo depois que ingerimos um bombom, por exemplo, mas se estabiliza em pouco tempo.
Mais curiosidades sobre essa guloseima popular:
As mulheres são mais propensas a comprar os chocolates pequenos e arredondados, enquanto os homens preferem as barras grandes.
O cacaueiro de onde provém o chocolate é cientificamente chamado Theobroma cacao e significa alimento dos deuses.
O chocolate era um artigo de luxo. Ele se desenvolveu na América Central dos maias e uso era exclusivo dos reis, nobres e sacerdotes. No México, era ingerido sob a forma líquida e era restrito aos homens. Para os astecas, o cacau era considerado uma moeda corrente. Foi o conquistador Hernán Cortés que levou o cacau para a Europa, tornando-o popular a partir do século XVIII.
O chocolate corre risco de extinção, uma vez que o cacau, sua matéria-prima, não consegue suprir a demanda. Os cacaueiros ocupam países pobres e sem recursos para combater as pragas, como ocorre na África, responsável por 65% da produção mundial.
O brasileiro consome 1,8 kg de chocolate por ano, o argentino 3,6 kg e o americano, 4,6 kg.

viu, gente! não sou chocólatra… vício por chocolate não existeee! o que existe é o desejo de aumentar a serotonina! hahahahaha… duvido que você não seja como eu! ¬¬

Talvez você possa se interessar por algum dos posts abaixo: