Sociedade

Outubro Rosa/2012

A mulher precisa se conscientizar de que a mama é sua, não é do marido, nem do filho.

Há exatos quatro ano atrás, participei de uma blogagem coletiva e falei aqui no blog a respeito do movimento Outubro Rosa! Nos anos seguintes, deixei passar por puro lapso de memória… Sério, tento a memória muito ruim para certas coisas… Inclusive, quase deixo passar este ano de novo! Mas, graças a uma publicação que a Sam Shiraishi fez no Facebook, me dei conta de que o mês de Outubro havia começado hoje e corri para preparar esse post!

O famoso Outubro Rosa é um movimento comemorado em todo o mundo, que começou nos Estados Unidos e ganhou esse nome graças à cor do laço rosa que simboliza a prevenção e a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população! Com o intuito de sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com laços rosa e depois surgiu a idéia de iluminar locais públicos (prédios, pontes, teatros, etc) com a cor rosa!
O Outubro Rosa alcançou uma popularidade mundial de forma elegante e feminina. A iluminação cor-de-rosa assume um papel importante e é compreendida em qualquer lugar no mundo. E essa adesão só aumenta, a cada ano que passa!

Vasculhando a internet, atrás de informações a respeito do Outubro Rosa, encontrei uma entidade, sem fins lucrativos, que presta atendimento gratuito às pessoas acometidas pelo câncer de mama, moradoras na Baixada Santista! O site da entidade é o outubrorosa.org.br!
E no site, encontrei um tutorial de como participar do movimento! Dá só uma olhada:
No local a ser utilizado para o movimento, deve-se adaptar o refletor habitual, utilizando a técnica de sobreposição, sem precisar trocar lâmpadas/instalação elétrica, utilizando uma película cor-de-rosa por cima do refletor habitual! Legal, né?! :)

O auto-exame é importante, mas é preciso fazer mamografia a partir dos 40 anos – 30 se tiver casos da doença em parentes muito próximos.

Para saber mais a respeito da saúde da mama, acesse o site da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama!

Talvez você possa se interessar por algum dos posts abaixo: