DIVERSÃO, Eventos, Maternidade, SAÚDE

Pesquisa: é preciso reequilibrar os hábitos das crianças

Fui convidada pela OMO para participar de um encontro super importante, onde se discutiria os hábitos das crianças! Não consegui comparecer ao evento, mas como mãe, me sinto na obrigação de compartilhar com vocês todas as informações passadas no bate-papo!

Fotos: Assessoria de Imprensa
OMO-14

Um estudo global lançado no Brasil demonstra que a quantidade de tempo que as crianças passam brincando livremente está em declínio, e que atualmente a maioria delas passa menos tempo ao ar livre que um presidiário! Parece até ‘pesado’ fazer esse tipo de comparação, mas visto que a Comissão de Direitos Humanos da ONU determina que presidiários devem ter um mínimo de 60 minutos de banho de sol por dia (www.ohchr.org/EN/ProfessionalInterest/Pages/TreatmentOfPrisoners.aspx), tem lógica! Em média, as crianças passam, por dia, uma hora ou menos ao ar livre.
A pesquisa ‘Valor do Brincar Livre’ realizada por OMO (da Unilever), como parte da plataforma de causa da marca ‘Se Sujar Faz Bem’, entrevistou 12.000 pais ao redor do mundo, e constatou que dois terços deles (64%) acreditam que seus filhos não têm as mesmas oportunidades de brincar que eles tiveram na infância. Sir Ken Robinson, especialista em educação, criatividade e desenvolvimento humano e presidente do Conselho Consultivo de OMO para o Desenvolvimento da Criança, comenta: “Pesquisas acadêmicas mostram que brincar ativamente é a forma primária e natural pela qual as crianças aprendem. É essencial para o crescimento saudável. Porém, muitas vezes o ‘brincar’ é negligenciado, como uma atividade sem importância, sem qualquer finalidade. Consequentemente, há uma crescente e alarmante tendência que aponta para a redução do brincar livre nos hábitos das crianças”.
Embora especialistas concordem que há benefícios associados ao uso de tecnologia pelas crianças, o tempo ‘diante da tela’ é percebido como uma barreira quando se trata de estimular o livre brincar. Entre os pais brasileiros, 85% admitem que seus filhos muitas vezes não querem brincar sem o uso de tecnologia. Sir Ken continua: “Há um preocupante desequilíbrio surgindo no brincar. As telas podem ser uma importante fonte de educação e entretenimento, mas a criança precisa brincar de diversas formas para exercitar plenamente a mente e o corpo e para, a partir dele, aprender sobre o mundo à sua volta. Permita que as crianças brinquem de forma segura, mas livremente, usando estruturas simples, e você ficará surpreso com a capacidade que elas têm de empreender, imaginar e criar. Temos que garantir um espaço para o brincar livre na vida de nossas crianças, para enriquecer seu desenvolvimento agora e ajudá-las a se tornarem adultos bem equilibrados, prósperos e felizes”.
No Brasil, OMO também conta com a colaboração de consultores e especialistas locais: Priscila Cruz, do Movimento Todos pela Educação, e Vital Didonet, pedagogo e especialista em políticas públicas para a primeira infância. Para chamar a atenção para o déficit do brincar livre, OMO criou o instigante filme ‘Libertem as Crianças’, que ilustra nitidamente este desequilíbrio. O filme foi rodado em uma prisão de segurança máxima nos EUA, e mostra presidiários falando sobre o que o tempo ao ar livre significa para eles. O intuito foi trazer os dados da pesquisa ‘Valor do Brincar Livre’ para a realidade, por meio de uma comparação metafórica que provocasse uma reflexão sobre a importância do brincar livre.
É por isso que OMO lançou no Brasil, dentro da sua plataforma de causa ‘Se Sujar Faz Bem’, o movimento #LivreParaDescobrir: um compromisso da marca com o reequilíbrio nos hábitos das crianças. Em parceria com pais, educadores e especialistas em desenvolvimento infantil, a marca está investigando e disseminando as melhores maneiras de estimular as crianças a brincar, explorar e se sujar todos os dias, para que possam descobrir, aprender e se desenvolver em todo o seu potencial. Para transmitir essa mensagem, lança também um filme Manifesto para inspirar os pais.
Para dar suporte aos pais para que seus filhos brinquem mais, OMO irá intensificar ações e o compartilhamento de conteúdos para encontrar e disseminar atividades e lugares acessíveis e divertidos para sair e brincar, por meio da plataforma www.SeSujarFazBem.com.br, que é uma central de conteúdos sobre a importância do brincar e reúne as informações para que todos possam acompanhar as principais ações do movimento #LivreParaDescobrir!

O bate-papo contou com a presença de especialistas, e foi comandado pela querida Astrid Fontenelle!
OMO-16

OMO-21

Sendo assim, juntem-se ao movimento #LivreParaDescobrir. Visitem www.SeSujarFazBem.com.br, encontrem dicas para ‘libertar’ suas crianças e também ideias de atividades baseadas no aprendizado pela brincadeira! ?

Talvez você possa se interessar por algum dos posts abaixo: