Sociedade

CBF e Michelin em prol da segurança das crianças no trânsito

Hoje, aconteceu no Rio de Janeiro, uma coletiva de imprensa da Michelin e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para o anúncio de uma iniciativa inédita, que terá como embaixador o jogador David Luiz (da Seleção Brasileira e também do Paris Saint Germain, por conta de sua identificação com crianças e adolescentes de todo o mundo): trata-se do projeto #SaveKidsLives! A ação faz parte da campanha mundial pela segurança das crianças no trânsito criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Fui convocada para participar do evento, representando o Angeliica.com, mas acabei não conseguindo! Mesmo assim, faço questão de compartilhar com vocês tudo a respeito dessa iniciativa!

A campanha #SaveKidsLives (que em português significa “Salvem as vidas das crianças”) visa conscientizar e criar soluções de proteção à crianças e adolescentes no trânsito. Uma parceria de duas empresas, mas que precisa da participação de toda a sociedade para alcançar o sucesso desejado. O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, representando o presidente Marco Polo, e o vice-presidente da Michelin, Marco Moretta, falaram sobre a importância da campanha no auditório da sede da CBF, no Rio de Janeiro. Walter lembrou a própria experiência que teve como médico de pronto-socorro, no atendimento a crianças e jovens que sofreram acidentes de carro, e falou sobre a campanha em que trabalhou em São Paulo de conscientização de pedestres: “Essa é a primeira ação da CBF de carácter social. Temos que usar o futebol, essa paixão nacional, como instrumento educacional”, disse o secretário-geral da CBF.

O vice-presidente da Michelin ressaltou a importância da parceria da empresa com a CBF e disse que é motivo de orgulho equipar os ônibus das seleções brasileiras. O sociólogo Eduardo Biavati foi o responsável por mostrar dados sobre acidentes de trânsito envolvendo crianças. Ele deu exemplos de como as pessoas poderiam colaborar para diminuir esses números: controlar a velocidade, não beber e dirigir, distribuir capacetes a ciclistas e motociclistas, cobrar a utilização de assentos infantis, entre outros.

A cada quatro minutos no mundo e a cada duas horas no Brasil, uma criança morre em decorrência de acidentes de trânsito – outras são severamente feridas. Por ano, são 186.300 vítimas no mundo, em média 500 crianças por dia.

A campanha #SaveKidsLives será divulgada nos jogos do Campeonato Brasileiro da Série A 2015. Os diretores de Marketing da CBF e Michelin, Gilberto Ratto e Fernando Diniz, foram os responsáveis pelas explicações sobre as ações que serão realizadas na competição. A próxima semana é a Semana Nacional de Trânsito, e para lembrar a data e divulgar ainda mais a campanha #SaveKidsLives, haverá ações na primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, dias 9 e 10 de Maio, e que durarão a competição inteira. As bolas dos jogos terão escrito #SaveKidsLives. Além disso, os jogadores entrarão em campo com uma faixa com a frase da campanha: “Juntos pela segurança no trânsito”. Nos estádios de todo o país, haverá estandes com banner do #SaveKidsLives, em que as pessoas poderão assinar para colaborar com as 100 mil assinaturas que a CBF e a Michelin desejam alcançar para levar ao governo federal.

Para participar da campanha e mostrar que também se preocupa com este tema é simples: basta acessar o site da campanha (www.savekidslives2015.org) e realizar a assinatura eletrônica. O objetivo é alcançar cem mil adesões, o quanto antes, para poder pleitear a implementação de alternativas de proteção no trânsito.

Bora fazer parte, gente! É por uma causa mais do que nobre! É a segurança de nossos filhos que está em jogo ♥

Talvez você possa se interessar por algum dos posts abaixo: