Pessoal

Natal é união? Sim, mas nem sempre…

Enquanto eu preparava este post, encontrei (por acaso) um post da Loreta, no Bagagem de Mãe, que fez eu me identificar bastante com algumas situações citadas por ela… Aliás, preciso adiantar que este post é um baita de um desabafo meu, ok?!

Desde pequena, sempre comemorei as festas de final de ano na casa dos meus avós paternos (principalmente pelo fato de eu ter crescido e vivido por lá)! Mesmo depois que meus pais conseguiram comprar uma casa só nossa, continuávamos a frequentar a casa dos meus avós, nos finais de ano… E foi assim até eu começar a namorar o marido! A partir daquele momento, passei a ter que dividir entre Natal com os pais de um, e Ano Novo com os pais de outro… O que era bastante complicado porque, as duas famílias faziam questão de reunir todo mundo ><' Vez ou outra, surgiam desentendimentos, mas nada que uma boa conversa e um pouco de paciência não resolvessem! Depois que nos casamos, continuamos com a mesma política: Natal com os pais de um e Ano Novo com os pais de outro! Só que com uma pequena diferença: tínhamos formado a nossa própria família (eu + marido + filhote) e não tínhamos mais aquele sentimento de ‘estou deixando meus pais e minha casa’…

Só que, gente… Que 2013 foi esse! Por aqui, o mundo deu voltas e reviravoltas (da série ‘coisas que irei contar no post de retrospectiva’)! Uma delas, foi o fato de a mãe do marido ter se mudado para a casa de cima da nossa (motivo que fez com que a gente não se preocupasse tanto com aquela política de ‘Natal com os pais de um e Ano Novo com os pais de outro’ pelo fato de estármos sempre perto dela)… A outra, foi o fato de os meus pais se separarem, logo no início do ano! Ou seja? Ao invés de sermos obrigados a fazer revezamentos entre a família do marido e a minha, agora somos obrigados a fazer revezamentos entre o meu pai e a minha mãe! O que eu confesso me incomodar um bocado porque… Aquela família, da qual eu fazia parte e que se reunia todo final de ano, não era tão unida quanto eu pensava “/

Foto: Pinterest

Natal não é família reunida, que se ama e que se dá bem? Sim, mas nem todas são assim… E, isso me entristece porque, eu realmente gostaria que a minha fosse! Isso mesmo, a minha não é! E confesso que, neste ano, senti aquela sensação de tristeza, por não ter uma família dessas…

Durante um passeio que fiz com o marido, dia desses, escutei em uma rádio uma repórter contando uma história de uma família que se reúne (todos os anos) para comemorar o Natal, e que sempre registra a comemoração do mesmo jeito! O que mais me chamou a atenção é que, a família é tão unida que, no Natal, eles preparam um pôster da foto tirada no Natal anterior, para acompanharem o crescimento das crianças, brincarem com as caras e bocas feitas no Natal passado, e até zombarem de si mesmos (falando do cabelo, da roupa cafona)! Enfim! Coisa de família que não vê sentido na distância, mas sim em estarem juntos, compartilhando coisas boas!

Eu não moro em uma casa a qual posso chamar de minha (moro na casa da minha falecida avó materna, herança de família), mas adianto que, o dia em que isso acontecer, faço questão de reunir nela as pessoas que amo, e de quebra celebrar no estilo dessa família autêntica x)
Uma coisa importante é que, as pessoas precisam levar mais a sério que, Natal não é apenas comida, decorações, presentes e Papai Noel! Natal é tempo de reflexão, de amor ao próximo… É tempo de celebrar o nascimento do homem que morreu para nos salvar ♥

E como hoje é dia de passar a ceia na casa dos meus avós paternos (por causa do meu pai, claro), quero desejar a vocês um Feliz Natal, repleto de amor, de paz, de saúde, e principalmente, de união. Sempre!

Talvez você possa se interessar por algum dos posts abaixo: