SAÚDE

Claritin: batepapo sobre Alergia

No início do mês de Agosto (01/08), a marca de medicamentos Claritin® promoveu um batepapo entre mamães blogueiras e a Dra. Ana Paula Moschione Castro (doutora em pediatria, especializada em alergia e imunologia clínica) para falar a respeito de alergias!
Recebi o convite, mas infelizmente não pude participar! Mesmo assim, o pessoal fofo que administrou o encontro me passou todos os detalhes e informações trocados durante o batepapo :)

Dra. Ana Paula (à direita) comandando o batepapo

Antes de qualquer coisa…

Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos suscetíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.

Pode até parecer exagero, mas estima-se que 30% da população mundial sofre algum tipo de alergia (porcentagem que vem apresentando um aumento de 30 a 40%). As principais doenças alérgicas (e que você provavelmente já ouviu falar) são: alergia alimentar, anafilaxia, angioedema, asma, conjuntivite alérgica, dermatite atópica, rinte alérgica e urticária (sendo a rinite e a urticária as mais comuns em mais de 10% das crianças e mais de 20% dos adolescentes em todo o mundo)!
Mesmo sendo mais comum, a rinite alérgica é considerada um grande fator de risco para asma (doença crônica dos pulmões). E tem mais: cerca de 80% dos pacientes asmáticos apresentam rinite alérgica, e devem tratá-la adequadamente para que as crises de asma não piorem!

Quando as mudanças de tempo resolvem aparecer, a rinite alérgica e a asma também aparecem… Elas são praticamente companheiras das mudanças climáticas! Rs…
O ápice da rinite e da asma é no inverno por motivos como o uso de agasalhos de lã e cobertores que ficaram guardados nos armários, acumulando poeira e odores capazes de desencadear sintomas relacionados à rinite alérgica… A mudança brusca de temperatura também ocasiona quadros alérgicos! Um típico exemplo é o de acordar pela manhã, sair da cama quentinha e entrar em contato com o ar frio do quarto ou do banheiro… Isso tudo resulta em belíssimas crises de espirros, obstrução nasal ou coriza… Rs…
Mas, não é somente no outono e no inverno que as alergias dão o ar da graça! Na primavera e no verão elas também costumam fazer visitinhas indesejáveis… Nas épocas quentes do ano urticária, alergia alimentar e conjuntivite alérgica são as doenças que mais nos incomodam pelo fato de praticármos o hábito de fazer passeios e viagens… Com isso, mudamos os hábitos alimentares (camarões fritos da praia – já quase morri por isso), frequentamos lugares com insetos, entramos em contato com a água do mar que, muitas vezes, não é 100% limpa e até nos expomos aos raios do sol sem moderação!
E as alergias não param por aí! Em nossa própria casa, mesmo estando limpa, convivemos próximos de vários reservatórios de ácaros, como cortinas, tapetes, roupas de cama, almofadas, enfim…

Um detalhe que me chamou bastante a atenção é que se um dos pais apresentar alergia, há um risco 4x maior de o filho também apresentar alergia. Se ambos os pais apresentarem alergia, o risco de o filho também apresentar alergia é 7x maior. E esse é o caso do Diguinho porque, eu e o marido somos alérgicos x(

Segundo a própria Dra. Ana Paula, muitas vezes nos tratamos de maneira incorreta por confundirmos rinite alérgica, resfriado e gripe! Por esse motivo, temos de saber diferenciar uma coisa da outra!

Fato é que…

Alergia não tem cura! Mas, se tratada corretamente, pode facilmente ser controlada :)

Procure se prevenir e tratar as alergias de maneiras simples como reduzir a exposição aos alérgenos (alimentos como frutos do mar, ovos, leite – fatores ambientais como ácaros, animais – irritantes cutâneos como produtos de limpeza, tecidos, produtos de beleza) aos quais o paciente é sensível!
Nada melhor que Claritin® para promover um batepapo com um tema tão importante como esse… Genericamente conhecido como loratadina, Claritin® é um antialérgico que proporciona alívio dos sintomas alérgicos por 24 horas e não causa sonolência e também é recomendado para o alívio dos sinais e sintomas de urticária e outras alergias da pele. Mas, não se esqueça de procurar seu médico ;)

Agora, um detalhe engraçado de Claritin® é a propaganda exibida na tevê, e que eu acho super divertida :)

O site da Claritin® é um bom lugar para se tirar qualquer tipo de dúvida, procurar dicas e saber mitos e verdades sobre alergias ;)

Talvez você possa se interessar por algum dos posts abaixo: