Sociedade

Meu blog é neutro em CO2

Me atualizando das notícias no Mãe ao Cubo, encontrei um post da Nique, com uma iniciativa que me chamou muito a atenção! Trata-se de um gesto que vai beneficiar o meio ambiente, e ao mesmo tempo utilizar nosso próprio blog para isso. Me refiro à campanha “Meu blog é neutro em CO2”! Apesar da iniciativa ter sido lançada recentemente pelo Guiato como parte da campanha Gesto Verde, vários blogueiros já estão participando!

Um blog produz quase 3,6 kg de dióxido de carbono por ano, e a maioria dos blogueiros não sabe disso! E é aí que está o objetivo da campanha: plantar 500 árvores nativas no Brasil! E para isso é necessária a participação de 500 blogueiros! Ao participar da campanha, o blogueiro estará contribuindo para aliviar os impactos das mudanças climáticas, já que uma árvore é capaz de neutralizar as emissões de CO2 do seu blog.
Em parceira com o Programa Plante Árvore do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), o objetivo do Guiato é restaurar áreas desmatadas através do plantio de mudas nativas na região de Apucarana, no Paraná. Além disso, a Gesto Verde faz parte de uma rede internacional de iniciativas baseadas no mesmo model, as quais já plantaram mais de 3 mil árvores na Europa.

Uma árvore neutraliza as emissões de CO2 do seu blog

Uma árvore plantada, absorve uma média média de 5 kg de CO2 lançados na atmosfera por ano. Um blog normal emite anualmente cerca de 3,6 kg de CO2. Uma árvore, é então capaz de neutralizar as emissões de CO2 de um blog. Já que uma árvore vive cerca de 50 anos, as emissões de CO2 do seu blog são totalmente neutralizadas durante este período.

Como as árvores são plantadas?

As árvores são plantadas na Floresta Guiato, em Apucarana, Paraná, em parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF).

Faça parte deste gesto!

Você precisa apenas seguir alguns passos: escrever um pequeno post em seu blog sobre o tema “Meu blog é neutro em CO2”, colocar um dos selos da campanha na barra lateral, em seguida enviar o link do seu blog para CO2neutro@guiato.com.br, e uma árvore será plantada para neutralizar as emissões de CO2 do seu blog!
A Guiato planta uma árvore para cada URL. Participe, e garanta o plantio de uma árvore para que seu blog seja neutro em CO2. Quanto mais blogueiros participarem, mais árvores serão plantadas.

A preservação ao meio ambiente é uma atitude não só necessária, mas também possível – e sem muito esforço!

Talvez você possa se interessar por algum dos posts abaixo: