Natureza

Dicas de como economizar água lavando roupa

Fontes: Unilever | OMO | Comfort

Em tempos de escassez de água, é preciso que cada um faça a sua parte e repense seus hábitos para ajudar a economizar água. A forma como se lava roupas é um deles. Algumas mudanças simples como enxaguar a roupa apenas uma vez ou reaproveitar a água da máquina de lavar podem fazer uma grande diferença no consumo e, claro, na conta de água no final do mês.
Neste dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, venho aqui no Angeliica.com dar dicas de como economizar água na hora de lavar roupas. Com pequenas atitudes sustentáveis podemos preservar nosso planeta (que deixaremos de herança para os nossos filhos)!

Atenção na quantidade de roupa

Não utilize a máquina para lavar uma ou duas peças. Acumule bastante roupa, lave tudo de uma vez e utilize a capacidade máxima para ter uma boa ocupação da máquina. Assim você aproveita ao máximo cada litro de água. Mas cuidado para não sobrecarregar a máquina com roupas em excesso, pois elas não vão ficar limpas e o esforço será em vão.


O nível de água é importante

Procure ajustar o nível de água de acordo com a quantidade de roupa a ser lavada. Saiba que, lavar pequenas quantidades de roupa no nível máximo de água desperdiçará água à toa, água esta que poderia ser utilizada em uma outra lavagem, ou até mesmo de alguma outra maneira.


Atentem-se às dosagens dos produtos

Use as dosagens de detergente e amaciante recomendadas pelo fabricante, já que uma sobre dosagem pode exigir mais enxágues e consequentemente um maior consumo de água (além de deixar suas roupas com um aspecto não muito agradável).


Reutilizar também é economizar

Sabe aquela água que a máquina de lavar jogou fora, depois da lavagem? Então, ela pode ser reutilizada para lavar peças como tapetes, pano de chão, sapatos, etc. Esta água ainda pode ser aproveitada para lavar ou limpar o quintal, a calçada e outras áreas da casa!


Tenha consciência também no supermercado

No supermercado, faça escolhas conscientes e opte por produtos que utilizam menos água no processo de fabricação, como é o caso dos produtos concentrados. Outra opção sustentável é a embalagens refil, que utiliza menos plástico!


Um enxague é suficiente

Você sabia que é possível lavar a roupa sem a necessidade de mais de um enxágue? Essa mudança de hábito pode fazer uma diferença enorme. Isso porque se todos os consumidores optarem por um enxágue na lavagem da roupa, no decorrer de um ano, é possível economizar por volta de 200 bilhōes de litros de água. Impressionante, não? Então, que tal adotar essa medida na sua casa e contribuir fazendo a sua parte?!


Acabe com goteiras e vazamentos

Aquelas gotinhas que pingam da torneira podem representar o desperdício de até 1.350 litros por mês, sabia? Isso sem falar de vazamentos na tubulação que podem gastar muito mais água sem você nem ao menos perceber. Fazer a manutenção periódica dos canos e torneiras da sua casa não só evita que muita água seja desperdiçada, como também representa uma grande economia na conta de água. O que você achou dessas dicas de como economizar água no dia a dia? Você tem mais algum truque de como economizar água na máquina de lavar? Então compartilhe conosco nos comentários!

Não deixem para amanhã o que pode ser feito hoje! ?