Internet

Existe ‘Dia do Blogueiro’?

Nada melhor do que uma blogueira para responder à essa pergunta, cuja resposta é um SIM bem grande! Inclusive, já andei falando a respeito dela em outras postagens daqui do blog… É só dar uma fuçada através da pesquisa.

Hoje não é dia de sair postagem aqui no blog (o dia certo de sair postagens é toda quarta-feira), mas abri uma exceção pelo fato de hoje ser um dia especial!

Voltando à pergunta do título da postagem, sim, existe ‘Dia do Blogueiro’, porém com alguns detalhes. Caso você, blogueira(o) que está lendo esta postagem não saiba, vou explicar a história toda.

No ? coração dos blogueiros de todo o mundo, o ‘Dia do Blogueiro’ é comemorado no dia 20 de Março! Porém, essa data não é uma data oficializada. Trata-se apenas de um dia simbólico, onde nos unimos para celebrar uma paixão única, que é a de compartilhar com nossos leitores um pouco da nossa vida (pelo menos, este era o intuito, quando tudo começou no final de 1997, que foi quando Jorn Barger criou o termo weblog).

Senta que lá vem história…

A abreviação blog, por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog (“nós blogamos”) na barra lateral de seu blog Peterme.com, em Abril ou Maio de 1999. Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto como substantivo quanto verbo (to blog ou “blogar”, significando “editar ou postar em um weblog“), aplicando a palavra blogger em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos. Antes do formato blog se tornar amplamente conhecido, havia vários formatos de comunidades digitais como o Usenet, serviços comerciais online como o GEnie, BiX e Compuserve, além das listas de discussão e do Bulletim Board System (BBS). Em 1990, softwares de fóruns de discussão como o WebEx criaram os diálogos via threads. O blog atual é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais. Estes primeiros blogs eram simplesmente componentes de sites, atualizados manualmente no próprio código da página. A evolução das ferramentas que facilitavam a produção e manutenção de artigos postados em ordem cronológica facilitaram o processo de publicação, ajudando em muito na popularização do formato. Isso levou ao aperfeiçoamento de ferramentas e hospedagem próprios para blogs.

Aqui no Brasil existe uma data oficial, que foi criada em 2013 no Distrito Federal, e que é comemorada exatamente HOJE, 7 de Junho!

A iniciativa de criação da data foi da deputada distrital Luzia de Paula, cuja Lei 5.040, de 25 de fevereiro de 2013, oficializou no Distrito Federal o ‘Dia do Blogueiro’ em 7 de Junho. Já a escolha do dia 7 de Junho se deu pelo fato de que, nesse mesmo dia, também é comemorado o ‘Dia Nacional da Liberdade de Imprensa’ no Brasil.

Só não confundam ‘Dia do Blogueiro’ com ‘Dia do Blog’, que será comemorado só em Agosto (o também conhecido como ‘Blog Day’)!

Dá um GOOGLE aqui na barra de busca do blog e procure por ‘BLOG DAY’ e vocês verão que não estou mentindo! ?

E, como de costume, venho comemorar a data de hoje com uma foto de anos atrás, que reunia uma galera TOP da blogosfera oldschool, bebê!

Da esquerda para a direita: Paula, Lia, Ana Carolina, Mariana, Lusinha, EU, Luciana, Aline, Carol, Fernanda, Simone, Cris, Bruna, Mari, Fê, Marcela, Aline, Nana, Isa (filha da Luciana – que já está uma moça), Thais, Mi, Priscila e Aninha.

Entendedores entenderão! ❤️

E ai, já deu ‘feliz dia do blogueiro’ para os seus amiguinhos hoje?!

Talvez você possa se interessar por algum dos posts abaixo: