BELEZA

#OutubroRosa: já ouviu falar do Banco de Lenços?

Preciso dizer que, adorei preparar este post! Digo isso porque, fui atrás de inúmeros detalhes relacionados ao projeto, para que eu pudesse finalizar a postagem da melhor maneira possível, e especialmente para que eu pudesse ‘sentir’ como funciona todo esse projeto, que é lindo! Antes de mais nada…

O Banco de Lenços Flávia Flores integra o rol de esforços de responsabilidade social e de humanização da assistência. Flávia Flores cedeu gentilmente seu nome à iniciativa, na qual atua voluntariamente como madrinha! ♥

O projeto e a história da Flávia são tão lindos que, para começar, é necessário respirar fundo em 3, 2, 1…

Idealizado pela ex-modelo Flávia Flores (embaixadora do projeto ‘Quimioterapia e Beleza’, cuja fanpage tem quase 90 mil seguidoras), o Banco de Lenços (www.bancodelencos.com.br), em parceria com o Instituto de Oncologia Santa Paula, em São Paulo, disponibiliza centenas de lenços todos os meses gratuitamente para mulheres que estão em processo de tratamento contra o câncer. “Eu conheço a dor e as angústias dessas mulheres, passei pela mesma dificuldade”, comenta Flávia. Perder os cabelos é também uma parte dolorida do tratamento nas mulheres, que vêem sua vaidade se esvair com a palidez, olheiras e ausência de pêlos. “Por isso, para quem não é adepta de perucas, os lenços trazem cor, vida e alegria para o novo visual”, explica a blogueira e autora do livro ‘Quimioterapia e Beleza’, lançado no Brasil e em Portugal.
Com um ano de existência, o projeto liga pessoas de todo o mundo que desejam doar lenços àquelas que desejam receber. O banco já recebeu cerca de quatro mil lenços, e beneficiou mais de mil mulheres. “Ao receber um lenço a paciente não se sente sozinha. Assim como ela, outras mulheres estão passando pelo mesmo tratamento”, explica Flávia.
A iniciativa tem parceria com o Instituto de Oncologia Santa Paula, e alegra mulheres de todo o Brasil, e até mesmo fora dele. “Já recebemos pedidos de Portugal e Espanha, além de 20 estados aqui no Brasil”, afirma Paula Gallo, gerente de marketing do hospital. Os lenços recebidos são cadastrados e armazenados no espaço ‘Banco de Lenços’ dentro do Instituto de Oncologia Santa Paula, e todas as peças são higienizadas, além de colocadas em embalagens individuais. A distribuição é feita via correio, e atende mulheres de todas as localidades.

“Todo mundo pode comprar um lenço, mas receber um carinho assim no início do tratamento é revigorante. O câncer não precisa parecer mais pesado do que ele já é. Onde há vaidade, existe esperança”, conclui Flávia.

Quem estiver interesse em receber os lenços, deve acessar o site www.bancodelencos.com.br e clicar em ‘Solicite seu Lenço’! O site disponibiliza também vídeos de tutoriais, onde a Flavinha ensina como amarrar os lenços, e construir looks variados, para as mais diferentes ocasiões! Como mostra o vídeo fofo abaixo:

Ahhh! Não deixem de acompanhar a participação linda da Flavinha no programa ‘É de Casa’, da Rede Globo!

Talvez você possa se interessar por algum dos posts abaixo: